Relatório Filme O Senhor das Moscas
Curso de Psicologia
PSICOLOGIA FORENSE
Relatório sobre o filme
"O Senhor das Moscas"
Professora Patrícia Vianna
Acadêmicos:
Felipe De Carli
RA: 6820472952
Bruno Jost Jardim
RA: 6272269938
Rio Grande
20/03/2013
Relatório do Filme "O Senhor das Moscas"
O filme "O senhor das moscas" faz uma analogia à criação de uma sociedade. Tem como fundamento para a mesma, a história de jovens náufragos , que se deparam com uma ilha não habitada, e precisam sobreviver sem nenhum recurso, até serem encontrados.
Mostra claramente a necessidade primordial de regras de conduta, para estabelecer o convívio em sociedade. Sociedade esta, representada pelo grupo de garotos, acolhidos pela ilha.
No personagem de Ralph, se estampa a liderança positiva , o senso de democracia plena. Mesmo jovem, desde o inicio, tenta criar entre eles regras que possam facilitar seu período na ilha, bem como a distribuição de tarefas necessárias, visando suprir suas necessidades. Dentre aqueles jovens, embora existisse vínculos anteriores, despertou também, em alguns , um extinto primitivo de sobrevivência, como no caso de Jack, que não aceitava a democracia como ordem vigente naquela ilha.
Jack começa a influenciar os demais , e criar um sistema de absolutismo naquele local, se aproveitando da fragilidade dos outros náufragos e de sua capacidade de aliciamento. Com o tempo, os instintos primitivos foram aumentando de tal forma que começaria a extinção de qualquer traço de razão e de bom senso existente naqueles garotos.
Por fim, Jack acaba por aliciar todos na ilha, restando apenas Ralph e Porquinho. Porquinho, por sua vez, defendia os princípios de Ralph, bem como a necessidade de viverem em harmonia. Juntos, Ralph e Porquinho acabaram ficando sozinhos, apenas os dois, e seus ideais. Após, uma série de conflitos desencadeada pela rivalidade entre os grupos culminaria na morte trágica de Porquinho.
Enfim , O filme deixa claro que o homem tem dentro de si extintos