psicologia final
Comunicação Persuasiva
Uberlândia – 2015/1
Psicologia do Consumidor
Professora: Karina Liotti
Frederico Prado
Juliana Oliveira Gomes 113533
Laura de Paula Vieira 113426
Marden de Melo Morais 212421
Mariana Rodrigues Martins 113436
Petrônio
Rafael de Freitas Coelho 113620
Comunicação Persuasiva
1 – O que é Comunicação Persuasiva
É uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógicos-racionais ou simbólico para induzir alguém para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.
2 - Características da Fonte
Fonte é um individuo ou personagem que emite uma mensagem, e as características da fonte são aspectos que impactam a eficácia em persuadir o receptor. Uma fonte com credibilidade refere-se a quanto se percebe habilidade e confiabilidade. A habilidade refere-se a quanto conhecimento se percebe que a fonte tem acerca do assunto que ela está comunicando, e a confiabilidade refere-se a quanto se percebe que a fonte fornece informações de uma maneira imparcial e honesta. Se forem usadas fontes confiáveis múltiplas, seus efeitos serão ampliados, reduzindo os contra-argumentos para a mensagem, produzindo mudança mais positivas de atitude e mudança comportamental.
3 -Características da mensagem
Existem três aspectos básicos a considerar na transmissão de informação: o código, o conteúdo e a apresentação da mensagem. Esses aspectos são básicos para o entendimento das características da mensagem.
3.1- Código É a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
3.2- Conteúdo
Equivale ao material da mensagem