Psicologia Experimental
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
SANTA MARIA - RS
09/2014
Descrição do ambiente experimental
O ambiente de testagem experimental teve como cobaia um cachorro. A testagem ocorreu em uma sala fechada com medidas de 3,05x3,0m. Nesta sala foi colocado um cercado de metal próprio para cães com dimensões de 1,30m de diâmetro e 0,80 de altura, onde o cachorro foi colocado toda a vez que fez as necessidades em local impróprio. Também foi colocado jornais em uma área de 1x1m onde ele deveria fazer suas necessidades. E ainda foi coloca um pote fechado contendo petiscos, que foi dado ao cachorro sempre que ele teve o comportamento esperado.
Objetivo e observação
O objetivo deste experimento será condicionar o comportamento do cachorro para ele fazer suas necessidades em um local determinado. Motivando-o ao determinado comportamento com recompensas e desmotivando-o com castigos. O condicionamento será feito com as contingencias de reforço positivo, reforço negativo, punição positiva e punição negativa. A fim de observar a validade desse estudo experimental.
Reforço positivo
Um reforçador positivo é um estímulo cuja apresentação como consequência de um comportamento faz com que esse comportamento ocorra mais frequentemente no futuro sob circunstâncias similares. O termo reforço positivo refere-se ao procedimento de aprendizagem de um reforçador positivo como consequência de um padrão de comportamento.
Em nosso experimento o reforço positivo será aplicado da seguinte maneira: cada vez que o cachorro fizer suas necessidades na área determinada ele imediatamente será recompensado com um petisco. Esse processo se repetirá até que aumente a frequência deste comportamento do cachorro.
Reforço Negativo
Um reforçador negativo é um estímulo cuja eliminação ou término, como consequência de um comportamento, torna esse comportamento mais provável de acontecer em circunstâncias similares. A expressão reforço negativo