Psicologia Experimental
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
EXPERIMENTAL II
Manaus
2011
GABRIELA NASCIMENTO
Relatório de Pesquisa como exigência para a primeira Avaliação Institucional da disciplina Pesquisa em Psicologia II, ministrada pela Professora Alessandra Pereira. Turma: psi042.
Manaus
2011
RESUMO
O contínuo desenvolvimento da área de psicologia experimental enquanto inserida no contexto característico da forma de experimentação proposta por Skinner (E-R) possibilitou a análise e entendimento experimental do comportamento. Fez-se uso de observação, reforçamento das aproximações sucessivas do comportamento desejado, até o alcance deste (modelagem) e reforçamento para que o indivíduo chegasse à condição de emitir a resposta desejada em cada experimento, composto por dois exercícios. O relatório tem como objetivo inicial a observação comportamental de um sujeito ingênuo (rato wiistar sob privação de água) enquanto inserido na caixa de Skinner, perceber e relatar seu processo de adaptação, levar o sujeito associação do som do click (do bebedouro) com a presença de água (reforço) e posterior pressão na barra sem intervenção, verificação do tempo necessário para saciação e extinção da resposta de pressão a barra. O exercício de modelagem teve de ser realizado duas vezes, para o êxito do experimento. Apenas o exercício de recondicionamento da resposta de pressão à barra e esquema de intervalo fixo (fi), não foi realizado com êxito.
Palavras-chave: reforço, observação, modelagem.
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um