Psicologia Evolutiva
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Criança, desenvolvimento e aprendizagem.
Professora: Socorro Bastos
Acadêmicos: Ana Jéssica da Conceição Santiago e Brenda Paola Barata
Data:27/08/2014 Turma: Ldptp 20
Atividade Fichamento
COOL Cézar, MARCHESI Álvaro e PALÁCIOS Jesús. I. Desenvolvimento psicológico e educação. Capitulo1. Psicologia evolutiva, conceito, enfoques, controvérsias e métodos. 2.ed. Porto Alegre. Artmed.2004. 3v
Psicologia evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias e métodos.
(...) A psicologia evolutiva trata da conduta humana. O que diferencia a psicologia evolutiva das disciplinas não psicológicas mencionadas anteriormente é que seu objeto de estudo é a conduta humana, tanto em seus aspectos externos e visíveis como nos internos e não diretamente perceptíveis. (...) (PALÁCIOS, 2014, p.13)
(...) Psicologia evolutiva tem um caráter normativo ou seminormativo. Que não possuem as mudanças estudadas em outras disciplinas, psicológicas, interessadas na mudança. (...) (PALÁCIOS, 2004, p.13)
(...) As mudanças estudadas pela psicologia evolutiva estão muito mais próximas do normativo (mesmo usando existem sujeitos ou processos que escapam dessa norma) do que do idiossincrásico. (...) (PALÁCIOS, 2004, p.14)
‘’ A psicologia evolutiva se dedica às mudanças vinculadas à idade ou, para sermos mais exatos, ao período da vida humana em que a pessoa se encontrar.’’ (PALÁCIOS, 2004, p.14)
(...) Uma das características dos seres humanos é nascer com um alto grau de imaturidade que, de maneira muito lenta e gradual, levará mais tarde á maturidade. (...) (PALÁCIOS,2004, p.14)
“As pesquisas que comparam o desenvolvimento psicológico em pessoas de diferentes culturas nos vacinaram contra o etnocentrismo que consiste em acreditar que se pode aplicar a “todos” o que é somente característico de “nós”.” (PALÁCIOS, 2004, p.15)
(...) É evidente que não podemos afirmar que todas as pessoas