Direito de Realizar a Laqueadura: Um Estudo sobre o acesso das usuarias de uma maternidade Pública
LAQUEADURA: UM ESTUDO
SOBRE O ACESSO DAS USUÁRIAS
DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA
Erika Aranha Fernandes
Introdução
Neste trabalho, buscamos identificar o nível de conhecimento das usuárias do ICV em relação ao método contraceptivo Laqueadura, conhecendo e analisando a visão dessas usuárias, sobre o método contraceptivo cirúrgico procurando identificar se faz parte dos procedimentos dos profissionais, informarem às pacientes da maternidade sobre a Laqueadura.
Além de analisar, o perfil das usuárias, contribuindo para um aprimoramento dos serviços oferecidos por este programa em João
Pessoa.
Objetivos
O objetivo principal foi oferecer um conjunto de dados que indicassem as formas de apreensão dessas usuárias sobre a laqueadura e que fosse possível questionar os mitos no tocante, à acessibilidade e a falta de informação que barram e dificultam o desenvolvimento de uma política educativa sobre o planejamento familiar. De outro modo, a pesquisa poderá ser útil adequar melhor às estratégias educativas e de comunicação realizadas na instituição de acordo com a realidade particular das mulheres atendidas do Instituto Cândida Vargas.
Metodologia
A pesquisa quanto à metodologia se caracterizou como exploratória e analítica crítica. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 20% das usuárias do ICV, totalizando
30 entrevistadas, sendo assim, também foi aplicado um questionário quali-quantitativo, que levou em consideração os objetivos e o problema levantado.
As análises e a interpretação dos dados foram feitas, através da análise de conteúdo, dos gráficos, das tabelas e das categorias de análise, tanto quanto por meio da análise das falas das entrevistadas, permitindo, assim, a melhor visualização e compreensão dos dados coletados durante a pesquisa.
Resultados
Fonte: dados primários da pesquisa.
Participação do Programa de
Planejamento Familiar
Fonte: