psicologia do trabalho
O TRABALHO
A sociedade atual vive de forma sustentável, apesar de todos terem seus objetivos pessoais nós dependemos do trabalho das outras pessoas, é algo muito simples de se entender, se o produtor não acordar de manhã cedo para sua jornada de trabalho e produzir o leite por exemplo, eu, você e toda a sociedade não teríamos leite no café da manhã, algo simples mas que em massa afetaria diretamente o mundo em que vivemos hoje.
O trabalho tem um significado extremamente importante na sociedade atual, o tempo do dia a dia das pessoas é influenciado diretamente pela rotina.
No filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, há uma crítica a mecanização e modernização do trabalho. Com sistema fordista, os Operários trabalhavam de maneira repetitiva, em uma esteira, em uma determinada função, sem saber ao menos o processo inteiro de produção, tornando-se “parte da máquina”. Com o objetivo da empresa de aumentar a produtividade em relação ao tempo de serviço, foram-se criando métodos cada vez mais desumanos aos operários. Desta maneira, acabaram alienados ao trabalho, ocasionado stress e péssima saúde mental dos funcionários.
O que Charles Chaplin critica em seu filme, Tempos modernos, é exatamente o que a Psicologia do Trabalho propõe nos dias de hoje. O trabalho deveria ser encarado como parte da vida ativa, algo que gostamos de fazer e que não gerasse tanto desgaste físico o que difere muito do que se percebe através do filme, onde o trabalho é uma atividade extremamente desgastante e tão repetitiva que pode gerar efeitos colaterais no psicológico dos trabalhadores. Já no segundo vídeo apresentado na aula de hoje, O Emprego, o autor não só relembra aquela ideia inicial de sustentabilidade que o trabalho traz para nós mas também nos mostra o lado alienado dele, como as pessoas acabaram perdendo o foco da vida, assim relatado nas expressões das pessoas e nos modos de como as pessoas agiam,