Psicologia Do Sexo
Definitivamente não, esse assunto ainda é um tabu, principalmente entre as mulheres.
A terapia sexual, criada na década de 1950, tem por objetivo tratar os problemas psicológicos e/ou orgânicos que interferem na vida sexual de um indivíduo, podendo ser realizada juntamente com outras formas de psicoterapia, além de poder ser feita individualmente ou em casal.
Esta forma de terapia é realizada por um profissional gabaritado para tal, o terapeuta sexual, que pode ser médico ou psicólogo, sendo que aquele pode tratar problemas orgânicos e emocionais, enquanto que este pode tratar somente os problemas de ordem emocional.
Segundo o Estudo do Comportamento Sexual do Brasileiro, o maior do gênero já realizado no Brasil, com 2.835 pessoas de sete cidades brasileiras, 46,2% dos homens sofrem de disfunção erétil e, para 34,6% das mulheres, falta desejo sexual.
Uma vez que as mulheres sempre foram reprimidas e subjugadas sexualmente, criando assim uma série de disfunções sexuais (pelo menos 50% das mulheres brasileiras sofrem de uma), falta de desejo sexual, falta de excitação sexual, anorgasmia e muitos outros que se originam de causas psicológicas, sociais e culturais, conjugais, etc, uma das disfunções mais frequente nas mulheres é a anorgasmia e a falta de desejo sexual.
Pensando nessa problemática, a Drª em Psiquiatria e sexóloga Carmita Helena Najjar Abdo, criou e coordena, no do Instituto de Psiquiatria do HC de São Paulo, o Projeto de Sexualidade (ProSex) que destina-se à assistência, ensino, pesquisa e prevenção dos