Tema
Pré Projeto de TCC
Tema: Estudo Comparativo entre Ácido Kójico associado ao Ácido Glicólico em relação à Hidroquinona.
Pergunta Problema: Quais são as vantagens do uso do ácido Kójico associado ao Glicólico em relação á Hidroquinona.
Objetivo Geral: Através da literatura, demonstrar as vantagens do uso do ácido Kójico associado ao ácido Glicólico, como alternativa menos agressiva, como a Hidroquinona.
Objetivo Especifico:
- Comparar a agressividade dos ácidos no tratamento;
- Verificar os efeitos no clareamento;
- Verificar a tolerância para diferentes tipos de pele.
Justificativa:
A procura por tratamentos de despigmentação da pele, têm crescido muito. Diversos fatores podem causar discromias cutâneas, como melasmas e melanonses, hiperpigmentação pós inflamatória, entre outras.
O uso de ácidos como despigmentantes e clareadores têm sido muito frequente, porém, alguns mais agressivos que outros.
Para combater alterassões estéticas, são necessários produtos que não provoquem reações adversas, mas que sejam efetivos no tratamento.
A Hidroquinona, um despigmentante em potencial, apesar de ser um agente de primeira escolha e um dos mais receitados por dermatologistas, ah muitos relatos de efeitos colaterais verificados no uso dessa substância.
Possui atividade despigmentante através da inibição da enzima Tirosinase, porém, ocorre também uma toxicidade melanocitária (morte dos melanócitos) (CHARLET, 1996; MENTER et. al. 1993; PEREIRA, 1993). Além do fato de ser fotossensível, ou seja, deve-se evitar o uso durante o dia, por ser irritante (LEONARD, MAIA CAMPOS, 1997; PEREIRA, 1993).
Os efeitos colaterais verificados foram: dermatites de contato, fotosensibilização, ocronoses, despigmentação em confete nas regiões antes tratadas, eritemas e despigmentação irreversível (BEZERRA, REBELLO, 1996).
Diante da necessidade de um agente despigmentante menos agressivo que poderá reverter o quadro de discromias da pele, sem o risco de causar efeitos