Economia Setor Publico
A escolha pública é um ramo da teoria econômica em que os conceitos da economia de mercado são aplicados à política e aos serviços públicos. Assim, a visão romântica de que o político é um servidor altruísta do interesse público em geral é substituída por uma abordagem mais cínica. Em vez de conceder aos políticos um tratamento especial, a escolha pública os trata como meros agentes humanos que priorizam a satisfação do seu interesse próprio.
Seus principais fundadores, Gordon Tullock e o prêmio Nobel James McGill Buchanan Jr., publicaram em 1962 The Calculus of Consent, a obra que estabeleceu a escolha pública como um ramo da economia.
Bryan Caplan criticou a eficácia da escolha pública em seu livro The Myth of Rational Voter, de 2007.
Rent-seeking
Rent-seeking
Na economia, rent-seeking ou busca de renda é uma tentativa de derivar renda econômica pela manipulação do ambiente social ou político no qual as atividades econômicas ocorrem, em vez de agregar valor. Um exemplo de rent-seeking é a limitação do acesso a cargos qualificados imposta pelas guildas medievais.
Muitos estudos atuais sobre rent-seeking focam nos esforços para capturar vários privilégios de monopólio decorrentes da regulação governamental da competição de livre iniciativa. O próprio termo deriva, no entanto, da antiga prática de apropriar uma porção da produção ao ganhar a propriedade ou controle da terra. Esta expressão em certos casos relaciona-se também com o conceito de logrolling.
Descrição do conceito
A definição mais simples de rent-seeking é o gasto de recursos visando enriquecer a própria pessoa ao aumentar a sua participação em uma quantidade fixa de riqueza ao invés de tentar criar riqueza. Visto que os recursos são gastos mas nenhuma riqueza é criada, o efeito líquido do rent-seeking é reduzir a soma da riqueza social.
O rent-seeking geralmente implica a extração de um valor não compensado dos outros sem realizar qualquer contribuição para a