Psicologia do Esporte
1. Há diferença entre Psicodiagnóstico no contexto Clínico e o contexto Esportivo. Justifique destacando semelhanças e diferenças.
Nos dois contextos, clínico e esportivo, o psicodiagnóstico é compreendido como um processo de intervenção, cujo objetivo é investigar traços de personalidade e funcionamento psíquico do indivíduo, levando em consideração o histórico, levantando forças e fraquezas do sujeito no presente momento, tornando possível fazer predições acerca de determinada circunstância. No psicodiagnóstico clínico a investigação o foco é a saúde mental do sujeito, e no psicodiagnóstico esportivo investiga tendências comportamentais, treino de características para o atleta adequar-se à modalidade esportiva, visando, sempre, a melhora do desempenho esportivo do atleta em sua modalidade.
2. Cite 3 diferentes procedimentos utilizados na Avaliação Psicológica no contexto esportivo e faça uma breve descrição a respeito de cada um deles.
- Entrevista: Investigar história do atleta, história esportiva, relações interpessoais, histórico de lesões e etc.
- Observação: A observação, juntamente à entrevista, é de extrema importância no contexto esportivo. Algumas áreas a serem observadas: comunicação, emoções, atitudes frente ao treinamento do atleta, competições, situações na ausência do treinador, e etc.
- Auto-informes: Possibilita analisar sobre a motivação relacionando-a com as expectativas do atleta.
3. Destaque aspectos positivos e negativos da utilização de testes psicológicos no contexto da educação física e esporte.
Positivo: A importância de ter dados quantitativos a respeito das competências e dificuldades do atleta para possibilitar uma investigação aprimorada a respeito do perfil psicológico do atleta de acordo com sua modalidade.
Negativo: Escassez de testes psicológicos voltados ao contexto esportivo, no Brasil, e a inexistência de amostra para tal, podendo haver dados imprecisos dos resultados atletas se