Psicologia Do Desenvolvimento
Curso de Bacharelado em Psicologia
Disciplina: Prática Interativa I
Angélica Duarte
Deoclécia Sales
Flavia Tavares
Rosangela Campos
Kivânia Vidal
OBSERVAÇÃO COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 11 ANOS
Cibele Siebras
Campina Grande-PB
2015
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento humano é um processo continuo desde o ato da concepção até o ultimo dia de vida. Desta forma nosso trabalho de psicologia do desenvolvimento apresenta uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente entre 7 À 12 anos,através da descrição e exploração das mudanças cognitivas e física que as crianças sofrem no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas.
1 Desenvolvimento cognitivo da criança de 7 a 11 anos
O desenvolvimento humano refere-se a muitos aspectos físicos- motor, intelectual, objetivo emocional e social, quanto a atividade mental ela vai se aperfeiçoando e se solidificando com o passar do tempo e algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo da vida.
Segundo Jean Piaget (1967), a criança de 7 a 11 anos desenvolve o pensamento operatório concreto, sendo que a criança possui pensamento indutivo, um raciocínio lógico, sendo capaz de cooperar, porque não confunde, mas seu ponto de vista com os dos outros graças à socialização, tornam-se menos egocêntricos, participante ativa no desenvolvimento do conhecimento, construindo seu próprio entendimento, a criança passa a ir atrás do conhecimento (AUTOR, ANO, PÁGINA).
Criança com sete (7) anos
Segundo a teoria de Freud, a criança com 7 anos já tem a sua personalidade definida.Nesta fase alarga o seu conhecimento de mundo das crianças.
Crianças com oito (8) anos
A criança com 8 anos já tem uma boa coordenação motora já faz suas atividades com mais atenção,busca mais aprendizagem,estar em grupo e tem uma boa concentração.
Crianças com nove (9) anos