Psicologia do desenvolvimento humano
Fase oral - o prazer se dá através da sucção do seio materno
Fase anal- o prazer é obtido através das eliminações intestinais
Fase fálica- o prazer se dá através dos órgãos genitais. Por esta teoria, o indivíduo foi observado clinicamente em sua etapas onde foi considerado que os fatores inatos foram modificados pela experiência, sendo um desenvolvimento passivo e contínuo.
Teoria psicossocial de Erikson Ao contrário da teoria anterior de Freud, o psicanalista Erik Erikson considerava que o desenvolvimento do ego era progressivo e vitalício. Os estágios se davam através de “crises de personalidade” e foram divididos em oito. As crises de personalidade são importantes nos momentos em que acontecem e após o seu acontecimento, pois exigem que um traço positivo seja equilibrado com um traço negativo correspondente (embora o traço positivo deva predominar).Ele utiliza também as influências sociais e culturais e o desenvolvimento após a adolescência, ou seja é uma teoria onde o desenvolvimento é ativo e contínuo. Teoria Behaviorista É uma teoria mecanicista que leva em consideração a aprendizagem e enfatiza o papel previsível do ambiente como causa do comportamento. O comportamento, segundo essa teoria, vem da reação a condições ou aspectos de seu ambiente que podem ser agradáveis, dolorosos ou ameaçadores e procuram eventos que indiquem se determinado comportamento irá ou não se repetir. Através da “aprendizagem associativa”, que é vista como uma ligação mental entre dois fatos. Que dois tipos de categorias foram criadas. São elas:
Condicionamento clássico – é quando uma pessoa ou animal aprende uma resposta reflexiva a um estímulo que originalmente não a provocava, depois que o estímulo é