psicologia no desenvolvimento humano
No caderno Relações Interpessoais Abordagem Psicológica, encontrei a importância de conhecer um pouco sobre psicologia e facilidade que ela nos dá para conviver com os alunos, pais, colegas, e família no nosso dia a dia. O que aprendi e posso relatar é que o desenvolvimento humano inicia-se ainda dentro da barriga da mãe e tem continuidade durante toda a vida, passando pela genética da espécie e pelos contextos nos quais os indivíduos esta inserido, pois desenvolvimento é resultado do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no individuo.
Os estágios me ajudaram a compreender que temos quatro grandes períodos evolutivos: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Os dois primeiros são marcados por grandes transformações enquanto a idade adulta é um período de longa continuidade e a velhice é uma etapa de deterioração. Podendo observar que quanto menores somos, mais nosso desenvolvimento é determinado pelo fator biológico.
No cotidiano da escola pode compreender que a psicologia é de grande importância para que possa respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um e traçar estratégias de aprendizagem coerentes com as habilidades ou limitações de cada criança, pois o desenvolvimento infantil contribui muito para que os educadores possam conhecer a criança, suas conquistas psicológicas e sociais como fatores fundamentais para trabalhar com ela, ajuda também a entender que para se desenvolver a criança precisa de espaço que ajude a processar as suas mudanças internas e externas. Um espaço que de conta de interiorizar todas as mudanças de naturezas psicológicas, fisiológicas e afetiva que acontecem no universo infantil.
A importância da psicologia no cotidiano para funcionários, professores e alunos deve ser vista como necessidade de atendimento qualificado, o trabalho da psicologia na escola permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos cognitivos,