Recuperação quimica
Produção de Licor Branco, que contém os reagentes químicos necessários para a digestão dos cavacos e de Vapor, gerado como conseqüência das características do processo, na transferência de calor durante a queima do licor preto na caldeira de recuperação, enviado a área de Energia, onde é transformado em energia térmica e posteriormente, utilizado como fonte de aquecimento.
A recuperação é formada por quatro grandes unidades: Evaporação, Caldeira de Recuperação, Caustificação e Forno de Cal.
EVAPORAÇÃO
O processo consiste em aumentar o teor de sólidos do licor preto para posterior queima na caldeira de recuperação.
Os licores de extração dos digestores são alimentados ao tanque de licor fraco, onde é feita a adição de licor forte para a elevação do teor de sólidos para 20%. O licor fraco, nesta concentração é bombeado ao efeito 4A/4B, e deste por gravidade para o 5º e 6º efeitos e deste último é bombeado ao tanque de licor intermediário. Deste tanque, segue para o efeito 2A, através dos trocadores de calor, e por gravidade para os efeitos 2B e 3º e por bomba para o tanque de licor forte. Do tanque de licor forte, parte é utilizada para elevação do teor de sólidos dos tanque de licor fraco, e parte alimentada a outros dois trocadores de calor e por fim aos efeitos 1A , 1B e 1C, atingindo a concentração de 80% para posterior estocagem e bombeamento para queima na caldeira de recuperação.
Número de efeitos 6
Número de evaporadores 11
Capacidade de evaporação 393 t H2O / h
Licor Fraco
Fluxo 476 t / h
Concentração de sólidos 14 %
Temperatura 85 ºC
Licor Concentrado
Concentração 80 %
No programa POP foram efetuadas as seguintes modificações:
- Foram incorporados 4 novos evaporadores “falling film” (fluxo de licor descendente) aos evaporadores “rising film” existentes.
Objetivos:
Anterior
Atual
Capacidade de evaporação (t/h)
280
393
Concentração final sem cinzas (%)