Acidentes de trânsito
A maior parte das mortes entre jovens pode ser evitada ou tratada.
Os índices de mortalidade nos países de média e baixa renda são quatro vezes maiores do que os de países ricos.
Homens x mulheres
Morrem mais homens jovens do que mulheres, com exceção de regiões na África e no sudeste asiático, onde o alto número de mortes se dá por conta de complicações de gravidez e o parto.
Atualmente há 1,8 bilhões de jovens nesta faixa etária em todo o mundo, o equivalente a 30% da população mundial.
Recomendações
A OMS recomenda intervenções para promover a segurança, melhorar a saúde e evitar mortes entre os jovens: fiscalizar a velocidade de carros para evitar acidentes, e impor leis mais rígidas de limite de álcool para motoristas.
A OMS recomenda o uso de capacetes e cintos de segurança.
A saúde sexual e reprodutiva pode melhorar com educação sexual, acesso a preservativos e anticoncepcionais, acesso a práticas seguras de aborto permitidas por lei, acompanhamento pré-natal, testes de HIV e aconselhamento e tratamento para Aids.
Para diminuir suicídios, a OMS recomenda incentivos ao envolvimento positivo dos pais na vida dos filhos e acesso a treinamentos para lidar com problemas do dia-a-dia, além da redução do uso de álcool entre jovens e do acesso a objetos letais (inclusive armas de fogo, facas, pesticidas e sedativos).
O número de mortes por ferimentos e violência pode ser reduzido de forma significativa com a melhoria de acesso a cuidados dentro da própria comunidade e a tratamento médico de emergência.
EU: com a popularização das motos nas cidades do interior, é impressionante a quantidade de mortos e feridos com este tipo de veículo. Apesar da