Psicologia do desenvolvimento humano de 2-6 anos
Introdução
➢ Criança mais ativa e ampliação do universo social e individual com a consciência de si mesmo. ➢ Mundo mágico e jogo do “faz de conta” → ultrapassa as fronteiras do tempo e do espaço → exploração e manipulação de idéias → vazão dos desejos, temores, esperanças e impulsos agressivos. ➢ Na fantasia (conversas com bonecas, imitar atividades dos adultos) → úteis para formação de atitudes, no respeito a normas, e na aquisição do conceito de justiça. ➢ Reconhece as diferenças corporais entre os meninos e meninas. ➢ Desenvolvimento da fala. ➢ Reconhece e descreve seus sentimentos. ➢ Competição com outras crianças ➢ Demonstração de capacidade, aptidões e habilidades.
Aquisição da linguagem
Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem
1. Teoria estímulo-resposta: a linguagem é aprendida por meio de condicionamento. Produção espontânea de sons, por acaso ou por imitação → recompensa da atenção dos pais → repetição → fala do adulto Ex: “aca” para pedir água e o adulto oferece a água e diz “Tome a água”.
2. Aprendizagem social: grande parte da linguagem é adquirida por um processo de observação e imitação do comportamento dos adultos.
3. Mecanismo inato: os seres humanos possuem sistemas inatos, pré-moldados que os habilitam a processar a linguagem, a elaborar regras e a compreender e a produzir a fala.
Evidências: • Desenvolvimento rápido do domínio da estrutura da fala. • Todas as crianças desenvolvem a linguagem na mesma seqüência independente do ambiente. • Desenvolvimento da fala relacionado com desenvolvimento motor e dos sistemas neuromusculares. • Bebês de diferentes culturas começam a falar emitindo sons com vogais abertas como a/e (“tata”, “baba”) e as frases negativas iniciam com a palavra “não”.
Características iniciais da fala. Consolidação das habilidades lingüísticas ocorre de forma