O desenvolvimento humano
O desenvolvimento mental se constrói continuamente e se constitui pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. As estruturas mentais são formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando, até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior em relação à inteligência, à vida afetiva e às relações sociais. Algumas estruturas mentais podem permanecer ao longo de toda a vida, como, por exemplo: a motivação. Outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo. A obediência da criança é substituída pela autonomia moral do adolescente.
A relação da criança com os objetos que, se dá primeiro apenas de forma concreta se transforma na capacidade de abstração.
09/05/2013 Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
1
1.1.1. Importância do estudo do desenvolvimento humano Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência (Senescência é o processo natural de envelhecimento); apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento. O seu estudo possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Distinguindo como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas do ser humano para subsidiar a organização das condições para o seu desenvolvimento pleno.
O desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores.
1.1.2. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade - Cada criança ao nascer herda de seus sais uma carga genética que estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Estas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente.
09/05/2013