Professor
Disciplina: Estudos em Lazer e Jogos.
Titulo: Jogo na Educação Infantil.
Este texto tem como objetivo descrever jogos coerentes com as etapas da Educação Básica – um para a Educação Infantil, um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio – justificando os motivos para desenvolvê-los.
Educação Infantil
Aula: Queimada.
Faixa etária: 4 e 5 anos.
Materiais utilizados: Quadra poliesportiva e bola de borracha nº 12 preferencialmente.
Justificativa: Através deste jogo os alunos aperfeiçoam a coordenação motora, noção de espaço e tempo, conhecimento corporal e co-participação.
Desenvolvimento: Primeiro formaremos um circulo na quadra e lançaremos algumas questões aos alunos; “Vocês conhecem o jogo Queimada?”, “Alguém joga normalmente?”, “Vocês conhecem alguma regra do deste jogo?, “Vocês sabem a origem deste jogo?”; com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Os alunos serão convidados a jogar Queimada e desafiados a definirem e gerirem as regras. Dividiremos a turma em pelo menos 3 times objetivando criar um ambiente saudável de competição entre os jogadores em quadra, e de observação sobre o jogo nos alunos que estão aguardando suas vezes. A medida em que as crianças forem jogando, o professor fará paulatinamente mudanças na regra do jogo de maneira que o jogo Queimada se transforme em Dodgeball ao final da aula. Ao término o professor perguntará aos alunos suas opiniões sobre o produto final das mudanças ocorridas no jogo Queimada e explicitará aos alunos qual foi o resultado, o produto, alcançado com as mudanças inseridas no decorrer da atividade.
Avaliação:
A palavra chave é interação. Interação durante e após o jogo, quando faremos um círculo e daremos aos alunos a oportunidade de exporem suas opiniões sobre o jogo e o quê poderia ser mudado.
Ensino Fundamental
Aula: Atletismo
Faixa etária: 8 a 11 anos.
Materiais utilizados: 8 (quatro) cones e bandeirinhas.
Justificativa: Este jogo