psicologia do consumidor
Ambiente Físico: São todos os fatores físicos que influenciam na situação de compra, como a localização da loja, as mercadorias, a decoração, entre outros;
Ambiente Social: Inclui as demais pessoas, as características, o papel que elas exercem e os modos de interação;
Tempo: Dependo do horário da compra as decisões tomadas pelos consumidores podem ser alternadas, sendo influenciados pelo tempo de que dispõem.
Tarefa: Os motivos pelos quais um consumidor sai as compras, também exercem influencia sobre ele, incluindo o uso do produto e seu destinatário.
Condições Momentâneas: Condições como o humor, a saúde, a energia e o acesso ao dinheiro, influenciam diretamente a compra. Vai depender do estado de espírito do consumidor no presente momento.
Do meio Ambiente Físico – o lugar, as pessoas, as coisas, o clima, os costumes do ambiente, etc.
Tecnológicas – as inovações tecnológicas que tornam obsoleta uma série de bens, as expectativas de inovações tecnológicas que podem retardar a compra, etc.
Econômicas – que podem estimular a compra, como a facilidade de crédito, ou podem inibir a compra, como as restrições de crédito; inflação, taxa de juros, etc.
Políticas – o sistema político vigente em um país poderá estimular o consumo de certos produtos e inibir o de outros.
Legais – normas, leis, e regulamentos emanados dos poderes executivo, judiciário e legislativo, podem inibir ou estimular a compra de determinados bens. Um filme ou um livro proibidos estimula o comprador a querer assisti-lo ou compra-lo.
Culturais – é inegável a influência dos meios de comunicação sobre o consumidor: um filme, um programa de televisão, uma peça de teatro, um livro, um artigo de revista ou de jornal, exercem grande poder de persuasão sobre o consumidor.
O comportamento do consumidor apresenta diversas variáveis, algumas facilmente observáveis outras muito sutis, mas que necessitam de pesquisa para compreender as