Segurança SMT
A função de operador de telemarketing, teleatendimento, teleserviços ou teleoffice é exercida preponderantemente ao telefone, utilizando como ferramenta de trabalho, o headdset (aparelho acoplado à cabeça, com fone e microfone, no qual o usuário recebe e realiza as chamadas através de linhas telefônicas), e o computador, no qual registra e cadastra todo o seu trabalho.
Essa configuração aliada à organização estrutural e funcional do trabalho faz com que a categoria esteja exposta a LERlDORT, disfonias ocupacionais, transtornos mentais e PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), além de fadiga relacionada aos movimentos musculares, ao esforço postural, visual e da alta estimulação da atividade mental e emocional.
Resumindo: os operadores vêm adquirindo doenças que envolvem o sistema osteomuscular, as funções vocais e auditivas, além de problemas que afetam a sua saúde mental. A solução está na PREVENÇÃO.
PREVENÇÃO:
Como fazer a prevenção?
Em primeiro lugar, o cumprimento às legislações vigentes é fundamental.
Como em qualquer sistema de gestão, em primeiro lugar, é necessário reconhecer o risco a que se está sendo exposto, estudar as medidas de minimização desse risco, corrigir os agentes, implantar os sistemas de educação continuada sempre em conformidade com a legislação vigente.
No caso do operadores de Telemarketing a legislação vigente é a NR17, Anexo II e demais NRs envolvidas e, se diagnosticou 2 riscos básicos:
1- Análise de Riscos: Riscos Físicos e Riscos Emocionais
Riscos Físicos: Distúrbios osteomusculares, fadiga visual e auditiva.
- Distúrbios osteomusculares aparecem por posturas incorretas, exigência de posturas estáticas prolongadas, proibição de saída do posto de trabalho, digitação repetida, mobiliário desconfortável, posto de trabalho em condições inadequadas (posição e tamanho dos equipamentos, iluminação e temperatura , etc).
O