Psicologia do adulto
Resumo
Para entender o lugar da mulher na sociedade, tanto na antiguidade quanto nos dias atuais, há-de se percorrer e conhecer a história da mulher, entendendo a formação da sua identidade, dos seus grupos sociais, e principalmente do seu posicionamento no contexto familiar.
Uma das formas de se compreender a posição da mulher na sociedade é preciso saber a relação afetiva que esta estabelece com os seus pares (companheiro, filho(s) e familiares).
O nosso trabalho trata da evolução do papel de género da mulher na sociedade desde o Estado novo até a actualidade e a evolução histórica nesta evolução. Existem alguma mudanças ao longo deste período, mudanças que alteram a vida e a intimidade das pessoas, modificando lhes o modo de ser. Assim as transformações trazem alguma dificuldade à identitária feminina.
O nosso trabalho trata dos seguintes os tópicos: a mulher e a família este tem como subtópicos um breve conceito de família e o papel da mulher na família, mãe e cônjuge, de seguida trataremos do Movimento Feminista, como principal ponto a Revolução industrial, posteriormente articularemos vários conceitos de sexo, género e papel segundo vários autores, concluiremos esse ponto com o tópico para que serve os estereótipos de género sociais, por último abordaremos o papel da mulher na sociedade contemporânea e esse quarto e último tópico tem como subtópico a construção social da identidade da mulher, papel sujeito e conclui-se com o discurso do corpo na auto-realização identitária, e por fim o nosso trabalho como parte estruturante encontra-se uma reflexão critica acerca dos temas tratados durante o trabalho.
Summary
To understand the position of women in society, no matter if in the past or nowadays, we have to go through and learn the history of women, to understand the development of their identity, their social groups,