Artigo da Martha Kol : Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto
Artigo da Martha Kol : Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto No artigo lido foca-se muito na questão da formulação da psicologia do adulto junto ao EJA, ou seja, um estudo para a definição do desenvolvimento psicológico como transformação que ocorre ao longo da vida como é citado no início do artigo.
Essa transformação do sujeito através da EJA , nos mostra a necessidade de abordar o assunto e buscar informações , a orientação do trabalho feito aos Jovens e adultos, já que a demanda vem crescendo consideravelmente.
O artigo aborda os ciclos de vida, a idade adulta como fase da vida, que seria um ciclo sem transformação, sem muitas novidades, porém, é nessa fase que normalmente acontece as maiores transformações , o casamento, a vinda dos filhos, a consolidação no trabalho , o amadurecimento das ideias .
É na fase adulta que a maioria dos sujeitos tem alcance a escola, o sonho de ser alfabetizado, se torna real, para muitos, algo muito distante devido as circunstâncias de vida de cada um desses sujeitos. O trabalho na maioria das vezes é a linha que une esse sujeito ao aprendizado, a fala no artigo é muito clara, já que o adulto trabalhador esta sendo cobrado pelo mercado de trabalho pela sua escolaridade e conhecimento, não importando qual sua posição social.
A necessidade do jovem e adulto analfabeto ou pouco escolarizados se tornarem alfabetizados, culturalmente atuantes esta cada vez mais latente na nossa sociedade.
O artigo da Martha Kol, foi esclarecedor a meu ver, esses jovens e adultos que participam do supletivo, são sujeitos que trazem uma bagagem, uma historia de vida, e a EJA pode usar como ferramentas para o aprendizado, como forma de consolidar esses conhecimentos.
Ana Paula Provetti Weffort