Psicologia: Desvalorizados e invisíveis, porém existentes.
Centro de Educação a Distância- Polo Caxias- Ma.
Curso: Serviço Social
Disciplina: Psicologia
Tutor(a) Distância: Lindolfo A. Martelli
Tutor(a) Presencial: Maria Auricéria Santana
Psicologia: Desvalorizados e invisíveis, porém existentes.
Cleidyane Soares da Silva: RA 362846 Gildenee Nogueira Silva Medeiros:RA 362811 Meida dos Santos Silva: RA 397375 Mônica Pereira da Silva: RA399068
Caxias- Ma
Abril de 2013
Introdução
O presente trabalho consiste na construção de uma fundamentação teórica- prática referente aos conceitos de humilhação social e invisibilidade pública, e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana.
Os textos pesquisados enfatiza as questões relacionadas a humilhação social e psicológica, e opressão entre proletariados, e a questão da desigualdade e exclusão dos indivíduos numa sociedade não igualitária.
Ao iniciar a psicologia social, será frisado um pouco sobre a história da mesma e como se deu o inicio do grande momento da psicologia. A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, ciência política). Sua formação acompanhou movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, etc. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, o que ainda hoje, é controverso e aparentemente redundante, pois como se diz desde muito: o homem é um animal social.
Os fatos que foram relatados sobre a humilhação social que corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia: um apego doentio derivado da