psicologia social
Nome- Ramilton Leite Rosa RA: 421856
Nome- Erica de Jesus Quadros Lima Amorim RA: 436857
Nome- Geoger Maciel Paz RA: 409935
Nome- Suelene de Maria Silva da Conceição Barcelos RA: 439454
Nome- Amanda Izelda Barros Silva RA: 7933679202
ATPS- Psicologia Social
São Luis / MA
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS – Psicologia Social I
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social IIIº período, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Psicologia Social, com a Prof.ª Helenrose A da S Pedroso Coelho.
São Luis / MA
2014
ETAPA 1
Humilhação Social – um Problema Político em Psicologia
[Gonçalves filho, J. M]
Texto com considerações sobre o tema tratado no artigo lido
Este fenômeno tem sido enfrentado pelas classes sociais há muito tempo, principalmente pelos trabalhadores e os menos favorecidos, como uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade, é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação é geralmente uma experiência traumática, visto que diminui o ego e causa uma sensação de impotência e desvalorização da pessoa. Vemos no texto que o autor mostra que este fenômeno é histórico sem dúvida os mais atingidos são os pobres e a classe trabalhadora.
Todos os dias milhares de pessoas vêm sofrendo este tipo de problema os trabalhadores, moradores de rua, idosos etc., que não tem os seus direitos básicos respeitados. A psicologia social caracteriza-se não pela consideração do indivíduo, pela focalização da subjetividade no homem separado, mas pela exigência de encontrar o homem na cidade, o homem no meio dos homens, a