psicologia social e serviço social
PROFESSORA PRESENCIAL: LEILANE SALES
PROFESSORA A DISTÂNCIA:____________
Psicologia social
ALEKSANDRA ARAÚJO. DOS SANTOS - RA: 3876751666 MÁRCIA ALVES VASCONCELOS - RA: 3828683133 ROSANGELA A. MARQUES SOUSA - RA: 3815666684
TAGUATINGA-DF, 01/04/2013
HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
O texto humilhação social – Um problema político em psicologia (FILHO, 2006) opera com resultados de uma pesquisa de psicologia social desenvolvida em regime participante e envolvendo mulheres que na Vila Joanisa – SP que assumiram comunitariamente o trabalho de Centros de Juventude.
Sem dúvida, trata-se de um fenômeno histórico sofrido pelos pobres e seus ancestrais através da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra.
A humilhação social acontece em seu mecanismo determinações econômicas e inconscientes. Devemos propô-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político.
O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo, e seu corpo e gestos, em sua imaginação e voz e também em seu mundo, em seu trabalho e seu bairro.
A humilhação social é produto da história da desigualdade de classes, que, segundo Marx resulta do capitalismo burocrático que separa homem do trabalho. Outrora, o trabalho era visto como uma maneira de sobrevivência e de sua família e a fim de manter a sua integridade familiar.
Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus tratos. Psicologicamente, sofrem