Psicologia social e serviço social
Disciplina: Psicologia e Serviço Social
Psicologia e Serviço Social
1 - INTRODUÇÃO
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 – Cultura e Manifestações Culturais do Homem
2.2- O Assistente Social e os Conflitos Sociais
2.3 - Grupos e suas Características
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade analisar de forma critica as diferenças entre os homens e outros animais, assim reconhecendo as manifestações culturais do ser humano.
Ressaltando a imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo quanto das outras espécies de animais. Relatando que diferencia a cultura humana dos não-humanos decorre da particularidade de nossa cognição: “somos capazes de simular os estados mentais de outros indivíduos (o que eles desejam o que eles sabem, ou não) e, a partir dessas simulações, podemos prever melhor o comportamento de nossos semelhantes, o que se denomina “Teoria da mente”. Simplificando a realidade social vivenciada nos dias atuais, que vemos na mídia, principalmente em jornais, sobre as consequências de uma sociedade que precisar ser mais igualitária. Sendo relatado esses e outros temas como drogas e corrupção politica no filme Tropa de Elite. Transmitindo as relações de poder e domínio sobre os mais humildes .
Cultura e Manifestações Culturais do Homem
Responsável pela teoria da evolução que balançou os alicerces humanos revelando sua descendência animal, Darwin também enfatizou que “há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”.
Apesar da centenária teoria da evolução ter dado aos humanos a mesma origem daquela dos animais, há sempre tentativas de estabelecer limites que, por vezes, separam e outras aproximam uns dos outros. Uma das linhas tênues que mais recentemente garantia a exclusividade humana era a cultura, conceito que ainda divide biólogos, etnólogos e antropólogos.