Psicologia de Consumo
O CONSUMIDOR E A PSICOLOGIA DE CONSUMO
PROFESSOR DR. PAULO FERNANDO PINTO BARCELOS
Farroupilha, 28 de Julho de 2014
1. Disposições do trabalho
Durante a primeira aula da disciplina, “O Consumidor e a Psicologia do Consumo”, foi lançado um trabalho final relativo à disciplina, a ser feito dentro das seguintes disposições:
Entrevistar uma família que tenha, no mínimo, uma criança a partir de 7 anos em casa.
Entrevistar os pais e a criança, porém entrevistar a criança em separado.
Determinar o papel individualmente desempenhado pelos membros da família na compra, e/ou uso, dos seguintes produtos para a criança: 1. Bicicleta 2. Roupa para a escola 3. Refrigerantes 4. Alimentos para o café da manhã 5. Programas de televisão Além disso, descobrir que método ou métodos de solução de conflitos são utilizados.
2. Identificação de objeto alvo do estudo
Após diálogos entre os acadêmicos que compõe o grupo de estudos, identificou-se uma família residente na cidade de Caxias do Sul que se interpola ao perfil necessário para realização do estudo, sendo comunicada previamente, a família recebeu os acadêmicos no dia 17/07/2014 em sua residência para a execução da pesquisa que deu origem a este trabalho.
3. Perfil familiar
Em conversa com os membros da família identificou-se as seguintes características:
A mãe: uma mulher de 41 anos
O pai: um homem de 37 anos
O filho: um menino de 9 anos
Em aspectos gerais de observação diagnosticou-se que: Ambos trabalham, porém a mãe é quem possui o maior poderio financeiro da família. A mãe é mais ligada em questões de tecnologia do que o pai. As decisões de compras de maior valor são definidas pela mãe. O filho consegue as coisas que quer muito mais facilmente com a mãe. Segundo os pais, não existem muitos conflitos, mas quando ocorrem tentam chegar a um acordo, porém segundo eles geralmente prevalece a decisão do pai.
4.