Psicologia do consumo - Aprendizagem
Curso: Administração 2°período
Trabalho de marketing
Introdução a aprendizagem
A aprendizagem é essencial para o processo do consumo. De facto, o comportamento do consumidor é, em grande parte aprendido. Através da aprendizagem adquirimos a maioria das nossas atitudes, valores, gostos, condutas, preferências, significados simbólicos e sentimentos. A nossa cultura e a nossa classe social, através de instituições como as escolas e as organizações religiosas, assim como a nossa família e amigos, proporcionam experiências de aprendizagem que influem de maneira considerável no estilo de vida que procuramos e nos produtos que consumimos. Os especialistas em marketing realizam um esforço considerável para se assegurarem de que os consumidores aprendem sobre a existência e natureza dos seus produtos.
O conhecimento dos princípios da aprendizagem serve para entender de que maneira os indivíduos geram os seus desejos e motivações e como se desenvolvem os seus gostos.
Pode observar-se que uma vez estabelecido um padrão de comportamento habitual, este substitui o comportamento consciente. O consumidor vai directamente da necessidade reconhecida até à compra, passando as etapas intermédias. Quanto mais forte é o estímulo, mais difícil será para um produto concorrente entrar no mercado.
Por outro lado, se a resposta aprendida não é suficientemente marcante, a mente do consumidor está aberta a um grupo diferente de indícios que conduzirão a outra resposta. O consumidor provará um produto substituto ou mudará para outra marca.
Esta é a base da teoria da aprendizagem, que explica o comportamento do consumidor como o processo no qual os indivíduos actuam a partir de conhecimentos adquiridos, Quer dizer, o indivíduo compra os produtos que conhece e que anteriormente lhe proporcionaram bons resultados. Com o qual será muito difícil arriscar-se a comprar uma marca nova ou desconhecida, apesar de existir uma probabilidade de esta ser melhor do