Psicologia Disturbios de Consumo
Distúrbios do consumo
ADM-MD2
São Paulo – Outubro/2013
Introducao:
Abordaresmo sobre o consumo exagerado das pessoas. O marketing usa principalmente a televisão e a internet como meio de propaganda, fazendo propagandas que nao condizem com os produtos vendidos. A pessoa que sabe o que quer comprar e que comparam o preço é chamada de comprador racional. A pessoa que compra para ter prazer é chamada de comprador impulsivo. A pessoa que tem o vício de comprar é chamada de comprador compulsivo.
O consumismo é o habito que as pessoas tem de comprar as coisas sem mesmo elas precisarem isso no decorrer do tempo pode virar uma doença chamada compulsão
Pode ocorrer tanto na infância quanto na fase adulta . A diferenca do consumo e do consumismo e que o consumo as pessoas necessitam aquilo e o consumismo e um consumo exagerado, sem necessidade de te-lo.
Distúrbio de consumo
O distúrbio de consumo é um consumo compulsivo que alguns indivíduos apresentam por terem certa dificuldade em controlar seus impulsos, isso faz com que adquirem muitos produtos além do necessário, ou seja, muitas vezes supérfluos, produtos que nem usarão e até mesmo produtos que podem comprometer seu orçamento, dificultando a liquidação das despesas, por exemplo. Além desse consumo exagerado, também encontramos o consumo por uma forma de "conveniência". O distúrbio no controle dos impulsos é conhecido como oneomania e como qualquer dependente, os consumidores compulsivos demoram a admitir o vício e buscar ajuda.
Oneomania - doença
A oneomania atinge principalmente as mulheres, segundo o neuropsicólogo Daniel Fuentes (Instituto de psiquiatria do Hospital das Clínicas), que diz que a proporção é de quatro mulheres para um homem com a doença. Os especialistas ainda não sabem precisamente o porquê, mas acreditam que o motivo está diretamente relacionado às questões