Psicologia da saúde
O CAPS (centro de atenção psicossocial Álcool e Drogas) faz parte do departamento de atenção secundária (DAS). É a unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro do que é determinado pelo Ministério da saúde, que tem por base o tratamento em liberdade, buscando sua integração social.
Fomos a uma unidade localizada na região de santo amaro para conhecermos a atuação do psicólogo.
Quem nos recebeu foi a psicóloga Célia, e nos disse que a unidades tem as portas abertas para receber a quem chegar procurando ajuda, mas, recém também demandas de hospitais psiquiátricos e clinicas de reabilitação para continuar o tratamento.
Recebem adultos e adolescentes porem os adolescentes precisam comparecer com a presença dos pais.
Esse serviço atende também moradores de ruas, que aumentou muito nos últimos meses por causa da demolição da cracolância. O Que podemos observar é que esse serviço de saúde busca intervir, juntamente com parcerias, nas causas que possam comprometer a saúde daquele paciente e seu bem-estar. Quando o paciente chega à unidade ele é recepcionado pelos profissionais que o entrevista para saber um pouco mais sobre o paciente. É feito exames clínicos para verificar a saúde física também, para que após tudo isso iniciar o tratamento. Somente após a recepção é feita a matrícula.
O psicólogo atua nos grupos de acolhimento que acontece semanalmente e o objetivo é sensibilizar o paciente quanto à importância de um projeto terapêutico. O psicólogo não atua de forma segregada, mas, atendendo a necessidade do coletivo. A filosofia não é a redução de danos, mas a sua total eliminação. Com isso nos mostrou que é possível um tratamento fora das dependências de um hospital psiquiátrico, desconstruindo ,segundo Lancetti, o binômio saúde doença. Buscando mais o bem-estar dos seus pacientes do que uma cura somente.
Visita a unidade básica de saúde – UBS
Visitei a UBS do meu bairro