psicologia da Gestalt
A psicologia da Gestalt surgiu na Alemanha no início do século xx, devido aos estudos de alguns importântes estudiosos: Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka onde originou-se como uma teoria da percepção que incluía as relações entre a forma do objeto e os processos do indivíduo que o recebe. A Gestalt afirma que o que as partes de imagens que vemos, nunca podem proporcionar uma real compreensão de um todo, ou seja, o todo é diferente da soma das partes.
Em um dos estudos realizados, Max Wertheimer fez uma demonstração de que é possível uma ilusão visual de movimento, caso se um determinado objeto parado no mesmo lugar, se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens consegue-se uma impressão de continuidade.
Através desse estudo, deu origem ao cinema que é baseado nessa ilusão de movimento, a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de imagens fixas projetadas na tela durante um segundo.
O postulado da gestalt no que se refere as relações psicofisiológicas pode ser definido como: todo processo consciente, toda forma psicológicamente percebida, está estreitamente relacionada com as forças integradoras do processo fisiológico cerebral. A hipótese da gestalt para explicar a origem dessas forças integradoras, é atribuir ao sistema nervoso central, um dinamismo auto-regulador que, à procura de sua própria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados. estuda a percepção, a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo ser humano. drªUrsula Von Zehmen.Tem muitos exercicios oculares.