Psicologia da educação - conceitos
1-Introdução a Psicologia da Educação
Psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social)
2- Desenvolvimento psicológico e educação
2.1- O desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento cognitivo nada mais é do que um desenvolvimento no conhecimento. Todos os dias tem-se um tipo de conhecimento e ao aprofundar-se nesse conhecimento, temos o desenvolvimento cognitivo. Com a cognição colocam-se em prática tudo aquilo que se aprende desenvolvendo o raciocínio, a reflexão, o entendimento, a inteligência e o intelectual. O desenvolvimento cognitivo beneficia os bebês, as crianças, os adolescentes, os jovens, adultos e idosos.
2.2.2- Introdução à teoria construtivista de Jean Piaget
Uma das teorias mais importantes na Educação atual, a Teoria Construtivista, surgiu a partir das experiências do biólogo suíço Jean Piaget, que observando crianças desde o nascimento até a adolescência, percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive rompendo assim os paradigmas da educação.
Essa teoria veio para romper com os paradigmas da educação, através das ideias de Jean Piaget, no qual se fundem as correntes educacionais existentes até então, a apriorista e a empirista.
Tendo por base essas afirmações, pode-se entender que a Teoria Construtivista é uma teoria educacional, que surgiu a partir dos estudos de Piaget, no séc. XX, onde este pesquisou como o conhecimento é formado na mente, desde bebes, observando como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca