Conceitos da Psicologia da Educação
Entende-se por psicologia disciplina que estuda o psiquico do indíviduo. Estuda seu cognitivo e seu emocional.
A psicologia da educação está relacionada a estudar o desenvolvimento do aluno.
Para a maioria dos autores considera o processo ensino-aprendizagem como o objecto fundamental desta ciência ou o estudo científico da aprendizagem e do ensino, principalmente quando se trata de formação de professores. Contudo, importa também abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar (Barros & Barros, 1996) .
A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”. Assim, ao psicólogo que atua em contexto educativo, compete não apenas prevenir e remediar, mas principalmente promover o educando. Ao mesmo tempo deve investigar no sentido de adquirir uma maior compreensão e eficiência do processo ensino-aprendizagem (Barros & Barros, 1996, p.27).
A preocupação central do presente trabalho é discutir como a Psicologia tem servido e pode servir à educação, considerando que, no conjunto das ciências que fundamentam o ensino, ela é vista por muitos como a principal subsidiária, uma ciência auxiliar que teria acabado por assenhorear-se da Pedagogia. A meta principal, aqui, será buscar entender como se dá a transposição dos conhecimentos de um determinado corpo científico para os limites da sala de aula, para o que serão analisadas algumas correntes de pensamento da Psicologia. Embora trate-se de um propósito bem delimitado, as reflexões desenvolvidas poderão ensejar revisões críticas quanto às