Psicologia da aprendizagem
Aprendizage
m
Objetivos
Favorecer
a aproximação do aluno com situações reais/empíricas de ensinoaprendizagem para que analise a presença das teorias da aprendizagem, implícita ou explicitamente, no processo de aprendizagem relatado pelo entrevistado
Fundamentar com um trabalho empírico as discussões teóricas fomentadas pela disciplina. Foram realizadas duas entrevistas com dois educadores, uma professora do GDF e a outra com uma mãe, ambos considerados educadores atuantes, porém na modalidade de educação formal e outro na modalidade informal.
Nessas duas entrevistas o intuito foi de adquirir uma gama de informações relativas a entendimentos destes educadores com relação à aprendizagem e seus métodos de ensino. É importante ressaltar que não foram abordadas em nenhum momento perguntas diretas sobre qual abordagem utilizada e sim utilizadas questões abertas sobre quais métodos, técnicas, matérias e instrumentos utilizados dentro ou fora de sala de aula, dependo do educador entrevistado.
Motivador
Com base no que foi dialogado em sala de aula, tivemos um contato breve com a teoria de Paulo
Freire onde foi relatado como sendo uma teoria de pedagógica crítica e que se afasta da ideia formal, coletividade, qualifica todos os saberes, saberes estes do senso comum, uma aprendizagem que trouxesse os saberes para a sala de aula. A teoria de Paulo Freire surgiu em meados à ditadura militar de 1968, fase esta onde a política e cidadania não eram facilmente compartilhadas entre a sociedade.
Uma educação voltada a analfabetos e adultos.
Intitulou o mobral.
Paulo Freire
“O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.”
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um