Psicologia da aprendizagem
O psicólogo Lev Semenovich Vigotski nasceu em 1896, na Bielo-Rússia, e morreu muito cedo, aos 37 anos de idade. De sua vasta obra produzida em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular nos estudos sobre crescimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel mais importante às relações sociais nesse processo, tanto que sua linha de pensamento era chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Vygotsky tinha uma oposição teórica em relação ao biólogo suíço Jean Piaget, que também se dedicou a evolução da capacidade do ser humano. Que embora discordasse de Piaget, admirava seu trabalho, publicou críticas ao suíço em 1932. Onde Piaget só tomaria contato nos anos 1960 e lamentou não o ter conhecido em vida.
O que basicamente Vigotski acreditava era que a forma que comunicamos esta diretamente ligada à forma com que nos desenvolvemos. Sua visão sobre isso ajudou muito a desenvolver e dividir em três aspectos distintos o desenvolvimento infantil.
Que são: Instrumental, Cultural e Histórico. (parte desses aspectos forma descritos e desenvolvidos por Luria)
O aspecto instrumental basicamente é ligado aos estímulos apresentados no ambiente e como os alteramos e os usamos. Por exemplo, a memória que guardamos com referências de objetos que carregamos, assim cada vez que vemos esse objeto nos lembramos o motivo de tê-los guardado.
O aspecto cultural basicamente é a influência que fatores sociais e históricos exercem sobre os seres humanos.
Exemplo o desenvolvimento é que as crianças ao se desenvolverem estão em constante contato com os adultos graças a isso acabam criando esse vinculo e se a assemelham as formas de pensar a agir deles.
O aspecto histórico funde-se com o cultural em definição, os instrumentos criados pela humanidade durante os anos expandiram e evoluíram sua forma de pensamento.
Exemplo o desenvolvimento da linguagem e da escrita que permitiu o