Psicologia da Aprendizagem
A palavra aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. É um processo inerente ao ser humano que se inicia com, ou até antes de seu nascimento e se estende até sua morte. Isso se dá porque de todos os animais, o homem possui o menor numero de reações inatas, invariáveis e fixas; o que contribui significativamente para o processo de aprendizagem.
Todo indivíduo aprende e através da aprendizagem ele desenvolve comportamentos que o possibilitam viver. Durante toda a sua existência, o homem passa por aprendizagem e este processo leva o indivíduo a viver melhor ou pior, porém, inevitavelmente, o mesmo vive de acordo com o que aprende. Logo, quando as respostas inatas do homem não são suficientemente satisfatórias, o mesmo deve buscar adequação desse desajuste através da aprendizagem.
A aprendizagem é um processo tão importante na vida humana que foram organizados meios educacionais e pedagógicos para sistematizar ensinamentos fundamentais para o sucesso da sobrevivência humana como aprender a escovar dente, ler, somar, multiplicar, dividir e tantos outros comportamentos que não são adquiridos sem aprendizagem.
A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito, as operações cognitivas (aquelas envolvidas no processo de conhecer) são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.
Em geral, o adulto ou a criança mais experiente fornece ajuda direta à criança, orientando-a e mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções verbais, em situações interativas. Na interação adulto-criança, gradativamente, a