PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
A educação está presente na vida das pessoas desde muito cedo e faz muitos séculos que se estuda sobre a mesma, sempre procurando uma forma de humanizá-la, de torná-la mais próxima das pessoas, eu diria que esta se encontra tão próxima que temos dificuldade de encontrá-la, pois a meu ponto de vista, ela se encontra dentro de cada ser humano. Quanto à aprendizagem, cada pessoa é capaz de desenvolvê-la, de despertá-la e assim tornar-se não um coletor de informações, mas, um descobridor de conhecimentos.
Hoje a educação está mais centrada na formação pessoal, possibilitando uma oportunidade de mudança da consciência ingênua para a consciência crítica, portanto, está formando pensadores, capazes de discernir o certo do errado. Não se limitando mais em apenas ensinar a aprender, ensina-se a buscar a compreensão, a questionar e desenvolver a autocrítica
A motivação é um poderoso instrumento para a descoberta de novos conhecimentos, portanto quanto mais se incentiva, maior é o resultado, visto que está em todas as pessoas o dom de compreender, descobrir e aprender. O que muitas vezes falta é motivação para aprofundar esses dons.
No meu ponto de vista acredito que a psicologia contribui e muito para a pedagogia, principalmente no sentido de aprendizagem. Por exemplo:
"Rogers afirma que o educador deve concentrar a atenção não em ensinar, mas em criar condições que promovam a aprendizagem. Isso significa que o melhor ambiente para a aprendizagem resulta da qualidade da interação humana, especialmente do grau de cordialidade entre o professor e os alunos. Com suas teorias e outros estudos a psicologia nos dá a oportunidade de dar uma tratativa mais adequada às questões educativas. Se analisar o desenvolvimento pedagógico vê-se as melhorias que se tem no processo ensino-aprendizagem, onde a palmatória foi substituída pelo dialogo, os metros de folhas que reproduzíamos diariamente pouco a pouco vão diminuindo tendo a inserção de