psicologia da aprendizagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM.
Célia da Silva e Silva – RA: 1299168732
Maria Viana Alves- RA: 5544126077
Michely Pereira Cardoso – RA: 5534102894
Paulo Henrique R. de Freitas – RA:6318199514
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti
VALINHOS/SP
Junho/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade apresentar ao curso de pedagogia a capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidades para escrever, ler, consertar alguma coisa, dançar, etc. Segundo Bock, Furtado e Teixeira “na psicologia há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino, etc.” São diversas situações que não podem ser englobadas em um só conceito.
Na teoria do condicionamento está a teoria que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que esta é uma conexão entre o estimulo e a resposta.
As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano de organização interna do conhecimento.
2- Qual a importância da psicologia para a pedagogia
Existe atualmente uma coincidência em sublinhar, a partir de concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento chave da educação escolar. Estas coincidências são sem duvida, surpreendentes na medida em que as praticas educacionais, tanto as escolares como os nãos