Psicologia - Conceito de Palavras
ATENÇÃO: é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, também é entendida como o mecanismo que controla e regula os processos cognitivos. A psicologia estabelece dois tipos determinantes da atenção: internos e externos.
EMOÇÃO: é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser boa ou ruim, que surge na sequência de uma certa comoção somática. Em termos psicológicos, as emoções alteram a atenção e elevam o nível de determinados comportamentos do indivíduo.
MOTIVAÇÃO: é a vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas.Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos.
PERCEPÇÃO: é a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio através dos sentidos. A percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito de captar a informação do meio envolvente através da energia que chega aos sistemas sensoriais, o que significa que é possível sentir diferentes qualidades com base no mesmo objeto.
COMUNICAÇÃO: é a forma de se expressar, ou seja, de se comunicar, assim permitindo a troca de informação entre os indivíduos, diálogo entre eles, além da comunicação verbal temos a comunicação por expressão de face, movimentos, desenhos e sinais.
MEMÓRIA: A memória é a capacidade de registrar, armazenar e evocar as informações recebidas e processadas pelo organismo. Ela é uma das funções mentais mais estudadas pela psicologia cognitiva. A memória pode ser dividida em três processos :- Codificação: processo de entrada e registro inicial da informação.; -Armazenamento: capacidade de manter a informação pelo tempo necessário para que, posteriormente, ela possa ser recuperada e utilizada;- Evocação ou reprodução: capacidade de recuperar a informação registrada e armazenada.
SENSAÇÃO: