Psicologia comportamental I - resumo
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO
O interesse central da análise do comportamento é estudar diversas espécies tendo como objetivo a compreensão do comportamento humano.
Dois aspectos sobre a concepção de espécie humana são:
1) O compromisso com a teoria da evolução por seleção natural;
2) O caráter relacional envolvido no comportamento.
Sobre a evolução por seleção natural, temos os conceitos de Darwin sobre a mutabilidade das espécies, em que elas evoluiriam por um processo de seleção efetuado sobre uma variação biológica abundante. Os dois processos que constituem a história da vida são a variação e a seleção.
Variação reprodução com desvios na descendência com modificações, ou seja, há nos descendentes diferenças individuais que constituem a variabilidade no interior de uma espécie.
Seleção diante de variações ambientais, os seres que apresentam variações mais adaptativas às novas condições sobrevivem e se reproduzem, transmitindo as suas características a seus descendentes.
Lamarckismo – um organismo percebe uma alteração no ambiente e responde a ela de forma “correta”, passando-a diretamente à seus descendentes.
Por meio da história de variação e seleção é possível compreender como se originaram as características que as espécies humanas têm em comum com as outras espécies, bem como as características que têm sido consideradas exclusivamente humanas.
O comportamento é uma relação entre o organismo e o ambiente, entre o estímulo e a resposta.
A resposta é uma interação ou relação entre atividades do organismo.
O estímulo são eventos ambientais.
O objeto de estudo da psicologia é a interação do sujeito com o ambiente.
É importante lembrar que nenhum limite metodológico deve ser imposto aos estímulos e às respostas que constituem um comportamento.
Estímulos antecedentes estímulos que antecedem a resposta
Estímulos subsequentes estímulos que seguem a resposta
Respostas manifestas respostas que podem ser observadas de