Ciências psicológicas:
objetos e suas principais especialidades
Por fim, falta-nos comentar que ao longo do processo histórico de desenvolvimento do pensamento e da pesquisa psicológica, várias escolas (ou, correntes) da psicologia foram surgindo. Na verdade, o que vai diferenciar uma escola da outra é a maneira como cada uma irá definir o fenômeno (ou, os fenômenos) psicológico(s) estudado(s), bem como a metodologia de pesquisa a ser utilizada. Neste ensaio citaremos somente as duas mais conhecidas: o behaviorismo e a psicanálise(8).
1ª. A escola behaviorista (ou, comportamental) da psicologia - Essa escola surge nos EUA no início do século passado com o psicólogo John Watson (1878-1958). Para os behavioristas o comportamento é um conjunto de respostas adquiridas (ou, aprendidas(9)) que visa permitir ao organismo uma melhor adaptação ao mundo exterior.
Esta resposta aparecerá progressivamente, através de uma série de ajustamentos, por tentativas e erros.
A causalidade comportamental (Estímulo Ambiental?Resposta Comportamental, ou, na sua forma simplificada, E?
R), base do pensamento behaviorista, possibilitará àquela escola da psicologia a construção de explicações objetivas sobre as origens do comportamento, sua previsão e, sob determinadas condições, até mesmo o seu controle. Explicação, previsão e controle, lembremo -nos, são os principais objetivos das ciências.
O Dr. B.F. Skinner (1904-1990) destacou-se como um dos mais profícuos pesquisadores e teóricos behavioristas do último século. Suas pesquisas com cobaias levaram -no ao desenvolvimento de uma teoria da aprendizagem conhecida como modelagem. Skinner verificou que as conseqüências de um dado comportamento funcionavam como estímulos a sua fixação ou extinção. Em resumo: quando as conseqüências de um comportamento aumentam a freqüência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou, Skinner chamou tais conseqüências de reforços. D e f o r m a c o n t r á r i a , q u a n d