Psicologia clínica
A psicologia clinica é uma área da psicologia em que o profissional atua na investigação, avaliação, prevenção, diagnostico e intervenção nos fatores que podem gerar doenças mentais, utilizando-se de diferentes abordagens teóricas. A intervenção do psicólogo será baseada primeiramente na observação do paciente através de conversas e testes psicológicos, permitindo assim que o profissional saiba o que se passa, a personalidade, entre outros aspectos. Após esse passo, será feito o diagnóstico e a escolha do melhor método para tratar ou prevenir a possível doença mental.
O psicólogo clinico poderá trabalhar com crianças, adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade, gestantes, de forma individual ou grupal. O aconselhamento grupal poderá ser conjugal ou familiar, auxiliando os indivíduos a lidar com as diferenças e construir relacionamentos saudáveis.
As principais atividades desempenhadas são a prevenção, diagnostico e tratamento de doenças mentais, ajudando o paciente ter maior compreensão sobre si e sobre o meio em que se encontra inserido, conseguindo lidar com os problemas de sua vida cotidiana; realizar projetos e programas educativos de promoção à saúde em diversos tipos de instituições, como creches, penitenciárias e asilos, a fim de diminuir a incidência de comportamentos de risco; realizar atividades que objetivem o bem estar mental e social, promovendo a melhora do sofrimento psíquico por auxiliar o sujeito a uma reflexão e compreensão sobre si mesmo; auxiliar os pacientes em hospitais psiquiátricos, gestantes durante a gravidez, parto e pós-parto, pacientes em estado terminal que estão em grande fragilidade física e emocional; elaborar pesquisas que analisem a saúde mental da população e se os métodos de intervenção utilizados são coerentes com a realidade psíquica e social do individuo; criar programas que contribuam com a investigação científica dos processos psicológicos e das intervenções adotadas, para