Psicologia clínica
A psicologia clínica trata da investigação, da avaliação, do diagnóstico, do prognóstico, do tratamento, da reabilitação e da prevenção das questões que afetam a saúde mental. Trata-se de um ramo da psicologia que versa sobre as condições que possam causar mal-estar ou sofrimento às pessoas. A psicologia clínica é umas das áreas mais populares da psicologia. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Psicologia encontrada no livro “Quem é o Psicólogo Brasileiro?” revela que dos profissionais brasileiros com relação ao emprego principal indicaram a clínica, 12% a área escolar e 19% área organizacional. Entretanto sabe-se que pelas mesmas fontes, que no total da categoria 73% atuam numa única área (dos quais 39% em clínica) e 27% atuam em duas ou mias áreas.
O psicólogo clínico é um especialista em modificações de comportamentos ou psicoterapia. Recaem inúmeros problemas do indivíduo, como: baixa autoestima ansiedade, depressão, fobias, dificuldades de relacionamento, dificuldades na área profissional, problemas psicossomáticos. Ele trabalha com as pessoas individualmente ou em pequenos grupos, orientando-as para melhor para melhor conhecerem seus problemas, suas potencialidades. Podendo fazer o uso de várias teorias e técnicas de investigação da personalidade. Essa teorias são indispensáveis para a compreensão das causas do comportamento, sobretudo do adquirido nos primeiros anos de vida. É por meio da psicanálise que o psicólogo psicanalista avalia seu paciente, onde o objetivo é compreender os padrões de comportamento, compreender as diferenças.
O psicólogo busca o que tem de mais profundo no indivíduo , procura ajuda-lo da melhor maneira possível, é um trabalho onde o reconhecimento vem de acordo com o avanço do tratamento, com as descobertas que são expostas fundamentado no dialogo.
Objetivos
O ser humano é altamente complexo, cada um com