Psicologia clinica
O desenvolvimento a Psicologia Clínica tem suas origens antes do século XX, embora seu reconhecimento tenha vindo somente neste século, com a busca do descobrimento dos segredos da alma e do comportamento. Sua atuação teve início, principalmente com crianças em idade escolar com problemas de aprendizado e comportamento, como hoje atua a aérea da Psicologia Escolar.
Hoje, a Psicologia Clínica é uma área da Psicologia que atua em atendimentos terapêuticos. Seja com o paciente individualmente ou em grupo, seja com crianças, adolescentes, adultos ou idosos, famílias, casais, etc. Sua área de atuação é muito abrangente tanto quanto aos tipos de pacientes quanto a suas abordagens.
O profissional clínico dispõe de diversas técnicas de abordagens, dependendo do contexto, dentre elas: a abordagem comportamental, a psicanálise, a gestaldt, o behaviorismo, entre outras. O psicólogo clínico realiza atendimentos terapêuticos, podendo escolher uma área teórica para nortear seu atendimento na prática clínica, como a psicoterapia, definida como: “um tipo de terapia usado com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental”(1).
Esta é uma das áreas mais abrangentes no âmbito da saúde mental, pois o profissional pode acompanhar e ajudar os pacientes em sua vida interpessoal (suas relações) e intrapessoal (consigo mesmo) observando os aspectos de vida do paciente e as pessoas relacionadas a ele ou àquele grupo de pessoas. Sua visão de atendimento não é só de cura do paciente, como também de prevenção, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme segue na citação: “a prática do psicólogo clínico é o objetivo de ajudar as pessoas a conviver melhor com seus conflitos e dificuldades”(2), este deve ser o objetivo do profissional que atua nesta aérea, objetivo de ajudar as pessoas a terem bem estar consigo e com os outros!
(1) Vida Celeiro – Revista de Saúde,