PSICOLOGIA-CICLO VITAL
1. INFLUÊNCIAS PRÉ E PERINATAIS NO DESENVOLVIMENTO: CONCEPÇÃO OU FECUNDAÇÃO, GESTAÇÃO E NASCIMENTO OU PARTO.
1.1 Concepção ou Fecundação
Para alguns autores o nascimento do bebê marca o início do desenvolvimento da vida humana, mas outros acreditam que o verdadeiro início ocorre no momento da fecundação, em que há a união dos gametas, onde um espermatozóide paterno penetra no óvulo materno, formando um ovo humano ou zigoto, célula a partir da qual se desenvolverá o ser humano.
Normalmente a mulher produz um óvulo (célula ovo) por mês, em um de seus dois ovários, no intervalo entre dois períodos menstruais. A fecundação ocorre por volta do 14º. dia do ciclo menstrual da mulher. Milhares de espermatozóides são ejaculados pelo homem que nadam até as trompas uterinas e apenas um penetra no óvulo feminino. Assim que um espermatozóide atravessa a grossa membrana que rodeia o óvulo, fecundando-o, ela se torna impermeável, impedindo a entrada de outros espermatozóides.
O zigoto (ovo fecundado pelo espermatozóide) irá descer e se alojar nas paredes do útero, entre sete e dez dias após a fecundação, que está preparado para recebê-lo e alimentá-lo com o abastecimento sangüíneo aumentado.
Caso o óvulo não seja fecundado, será expelido como parte da menstruação.
Sintomas de cansaço, a falta da menstruação com a presença de náuseas e vômitos indicam para a mulher, as primeiras suspeitas de gravidez.
Quando uma criança é concebida, os 23 cromossomos no ovário e os 23 cromossomos no espermatozóide se combinam para formar 23 pares ou 46 cromossomos que serão parte de cada célula no organismo que está em recente desenvolvimento. O par de cromossomos 23 determina o sexo da criança, sendo assim chamado de cromossomos sexuais (na mulher XX e no homem XY).
Você sabia que é o cromossomo paterno que determina o sexo do bebê?
Na maioria das vezes, nasce um bebê de cada vez, mas há nascimentos múltiplos. É