Psicologia behaviorismo
RELATÓRIO DE PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
GRUPO:
ANDRÉ PASCOAL
BIANCA AKEMI
GABRIEL RUGAI
GABRIELA CACCIATORE
LEONARDO ROCHA
TAYNA CARVALHO
VANESSA BASTOS
CSO – 3C
São Paulo 2014
Behaviorismo e sua aplicação
O Behaviorismo surgiu em 1913, esse termo foi criado por John B. Watson. O termo Behaviorismo criado pelo pscicólogo Norte Americano deriva do termo Bahavio que em ingles significa comportamento. Os estudos iniciados por Watson, fez com que a psicologia passasse de apenas uma filosofia para uma ciência. Desta maneira surgiu o estudo comportamental.
A análise experimental do comportamento, ou seja a aplicação do Behaviorismo, pode nos auxiliar a descrever os nossos comportamentos em qualquer situação ajudando-nos a modifica-lo. Exemplos de aplicação dessa teoria são principalmente encontrados na educação, como por exemplo nos métodos de ensino programado, na elaboração de uma tecnologia de ensino, no controle e organização das situações de aprendizagem, entre muitos outros. Além disso, podem ser encontradas em áreas como a publicidade, treinamentos de empresas, clínicas psicológicas, etc.
Comportamento Respondente
É uma alteração no ambiente que gera uma modificação no organismo.
Comportamento Operante
O termo comportamento operante foi criado por Burrhus Frederic Skinner. O termo é utilizado para classificar os comportamentos que produzem modificações no ambiente. Esse tipo de comportamento é controlado por suas consequências, respostas dadas pelo comportamento. Exemplo: quando você pede um saleiro para uma pessoa e ela te passa, sempre que você precisar você vai pedir a essa pessoa, porém se ela não te passar, depois de pedir algumas vezes, você vai pedir a outra pessoa. Devido ao tipo de consequência que o comportamento gera, pode ser produzido o reforço. Chamamos de reforço a toda consequência