Psicologia - Behaviorismo
PROFª - ALESSANDRA DE ARRIBA ROSSETTO
UNIFADRA/ 2013
FACULDADE UNIFADRA
BEHAVIORISMO
COMPORTAMENTAL NA APRENDIZAGEM
Psicologia
A Psicologia é uma ciência que procura compreender o comportamento do ser humano.
Investiga uma série de fenômenos próprios do animal homem: a percepção, a emoção, o desejo, a patologia, a aprendizagem, o desenvolvimento, o comportamento, entre muitos outros. Com isso, podemos inferir que o campo da Psicologia é muito amplo e lida com questões fascinantes para todos os interessados em compreender de maneira mais apurada a si mesmo e as outras pessoas.
É um conhecimento imprescindível para os profissionais que têm de lidar de modo direto com outras pessoas. Para os futuros professores, a psicologia, como disciplina da licenciatura, procura fornecer dados que ajudem o profissional a criar condições favoráveis no processo de ensino-aprendizagem.
A Educação só se pode fazer numa atmosfera de confiança e de aceitação total da criança. Um ambiente seguro, acolhedor, diversificado, calmo, onde as crianças possam crescer e favorecer a socialização e a interacção em realidades diferentes, é ponto positivo para que a inteligência se vá construindo - é agindo que a criança aprende. É importante estabelecer uma boa relação afectiva com a criança, criar um ambiente de confiança com os pais e promover uma relação de camaradagem e ter ajuda com os colegas de trabalho para facilitar um bom contexto de aprendizagem.
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." (Skinner, 1968)
TEORIA DO CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER
B.F. Skinner (1904-1990)
Também conhecida como teoria comportamental (ou Behaviorismo), o pressuposto da teoria de Skinner procura explicar o comportamento humano como resultado das