Psicologia - Behaviorismo
O termo Behave em inglês significa comportamento, que foi inaugurado em 1913 pelo americano John B. Watson. Há também outras definições como: Comportamentalismo Analise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
O principal objeto da Psicologia, para Watson era o comportamento, era o que psicólogos da época vinham buscando, um objeto mensurável, cujos experimentos poderiam ser verificados em diferentes condições e sujeitos, justamente para romper com a tradição filosófica. Watson defendia uma visão funcionalista para psicologia, onde o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Respostas são dadas diante de alguns estímulos, e isso ocorre pelo ajustamento do organismo por meio de equipamentos hereditários e pela formação dos hábitos. Ele buscava uma psicologia livre da idéia de alma e mente, e buscava a capacidade de prever e controlar.
Hoje comportamento é definido como uma interação entre o que o sujeito faz e aonde seu fazer acontece, se dedicando ao estudo das interações entre individuo (suas respostas) e o ambiente (estímulos).
A análise Experimental do Comportamento
O sucessor mais importante do Watson foi B.F Skinner, onde sua linha de estudo ficou conhecida como Behaviorismo Radical, quando ele se propôs a defender uma filosofia da ciência do comportamento, por meio de análise experimental do comportamento.
A base dos estudos de Skinner está na formulação do Comportamento Operante, para essa definição ocorrer é necessário regredir as noções de comportamento respondente.
Comportamento Respondente
É aquele que se denomina como “Não voluntário”, onde as respostas são eliciadas, produzidas por estímulos do ambiente. Um exemplo desse comportamento é a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos. Esse e outros comportamentos são interações de Estímulo-Resposta, que independem de aprendizagem anterior. Porém interações desse tipo podem ser originadas se estímulos que