Psicologia auto estima
1.
A construção do autoconceito na infância: sua importância no processo de desenvolvimento da criança
COLACITI, AlethéaKennerly
Coordenadora-Adjunta e Psicóloga da C.E.P.P.A.
Clínica-Escola de Psicologia e de Pesquisa Aplicada – FASU/ACEG – Garça/SP – Brasil e-mail: lekenciti@gmail.com
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre o autoconceito na infância. Busca, através de um breve relato de caso, demonstrar a importância deste para o processo de desenvolvimento da criança.
Palavras – chave: autoconceito; infância; desenvolvimento psicossocial.
Abstract
The aim of present article is to show a bibliographic review on auto concept during the youth. It attempts to show its importance during the child growth process using a brief case-study.
Key-words: auto concept; youth; psycho-social growth.
Introdução
Este estudo tem como objetivo discutir a questão proposta no título – a construção do autoconceito na infância – para isso utilizei-me da revisão bibliográfica como suporte e apresentei um caso clínico para ilustrar.
Um conceito é uma ideia, uma noção, algo em que se pensa. Antes de discutirmos as manifestações de um autoconceito negativo e a necessidade de melhorar o autoconceito da criança, faz-se necessário apresentarmos a definição de autoconceito. De acordo com Sanchéz e Escribano (1999), autoconceito é a atitude valorativa que um indivíduo tem sobre si mesmo, sobre sua própria pessoa. Trata-se da estima, dos sentimentos, experiências ou atitudes que o indivíduo desenvolve sobre seu próprio eu.
2
O autoconceito, certamente, desempenha um papel central no psiquismo do indivíduo.
É de suma importância para a experiência vital, para a saúde psíquica, para a atitude para consigo mesmo e para com os demais e, principalmente, para o desenvolvimento construtivo da personalidade. Segundo Machargo (apud SANCHÉZ e ESCRIBANO, op. cit., p. 13), a
Psicologia “considera necessário ter